A experiência de fazer um Doutoramento em Portugal.

Salete Farias
5 min readMar 25, 2018

--

Muitas pessoas me perguntam sobre como é estudar em outro país e como funciona o processo, o que eu fiz, o que eu faço, o que vou fazer, entre outros questionamentos. Apesar de ter muita coisa por aí na Internet, penso que muitas destas pessoas querem saber a experiência de alguém mais próximo. Então decidi compartilhar a minha experiência com elas e com mais pessoas que possam de alguma forma chegar a este artigo. Este é o primeiro de uma série de artigos que irei escrever sobre o assunto.

Eu faço atualmente Doutorado em Portugal, onde eles utilizam a nomenclatura “Doutoramento”. Até 05 meses antes de eu ser aceita em um programa doutoral na área da Educação no país dos nossos colonizadores, eu não pensava em fazer uma pós no exterior, então não tinha ideia do que fazer e como proceder para tal fim.

Um dia, através de uma amiga, a oportunidade se apresentou a mim e eu descobri que estava aberto um processo de candidatura a Doutoramento em uma universidade em Lisboa e que toda a inscrição poderia ser feita online. Esta informação me fez deslumbrar toda uma nova gama de possibilidades, de novas experiências, de acesso a novas culturas e claro, a possibilidade de sair da zona de conforto. Então decidi saber mais sobre a universidade e todo o procedimento necessário. A seguir relato os passos que realizei e o que indico que você faça caso queira cursar uma pós na Europa. Eu falo na Europa, pois acabei por descobrir que o procedimento em outros países é bem similar ao que encontrei em Portugal.

O que descobri

Em Portugal, a maioria das universidades aceitam candidaturas on-line para seus programas de Doutoramento e Mestrado, e para isso você deve ficar atento ao calendário das instituições para não perder o prazo. Geralmente as candidaturas acontecem ao longo de todo o ano, em abril, julho e setembro, visto que alunos de Mestrado e Doutoramento tem um calendário de aulas diferente das graduações, chamadas de Licenciaturas, podendo ter aulas em meses diferentes dos outros cursos da Universidade. Então, pesquise as universidades do seu interesse e que tenha a área da sua afinidade, e procure informações no site sobre candidaturas, prazos e documentos.

No processo de candidatura, dependendo da universidade escolhida, você tem que anexar cópias dos seus diplomas (da graduação para o Mestrado e do diploma de mestrado para a candidatura ao Doutoramento). Em alguns processos de candidatura você já pode se candidatar a bolsas de estudo nesta fase.

Mesmo que não peçam seu pré-projeto de tese ou de dissertação no momento da inscrição, com certeza eles pedirão a partir de um outro canal de comuni cação, como por exemplo o e-mail informado no formulário do candidato. Portanto, tenha um pré-projeto antes de se candidatar. Redija também uma carta de motivação a explicar porque você quer estudar naquela universidade e fale um pouco sobre você. O processo de inscrição não tem custo.

Em caso de aceite, você pode deixar para fazer sua matrícula na primeira semana de aula. Todos os seus diplomas brasileiros devem ser apostilados em um cartório de notas no Brasil. Faça isso antes de viajar para começar a estudar. Este apostilamento é chamado de Apostila de Haia, saiba mais aqui.

Todas as universidades do país tem programas de Mestrado e Doutoramento para alunos estrangeiros, e em Portugal você vai encontrar muitos brasileiros e angolanos a estudar na universidades portuguesas, o idioma é um atrativo forte e tanto no Brasil quanto na África não se encontram tantas vagas disponíveis para pós-graduação strictu sensu.

Existem muitos alunos estrangeiros que fazem programas intensivos em janeiro e julho e voltam aos seus países de origem para trabalhar. Não, as disciplinas não são concluídas em 30 dias, eles assistem algumas aulas e ainda ficam por fazer muito da disciplina à distância. Pode ser que funcione para alguns, mas eu optei por não fazer desta forma.

Todas as universidades, tanto públicas quanto privadas, são pagas, você tem que pagar mensalidade. Em Portugal nós chamamos de propinas (isso mesmo!), pra estudar tem que pagar propina. O valor da propina depende do curso e quanto mais distante da capital, mais barato pode ficar. Um Doutoramento em Informática em uma universidade pública em Lisboa pode custar 2750.00€ por ano, enquanto que um Doutoramento em Educação custa no 1º ano 2750.00€ e nos demais 1850.00€

Em uma universidade privada um Doutoramento em Informática na cidade de Lisboa pode custar 2750.00€ por ano, enquanto que um Doutoramento em Educação custa no 1º ano 2500.00€ e nos demais 1350.00€. Pois é, a universidade privada pode sair mais barata que a pública.

Na universidade privada você pode pagar mensalmente a propina, em algumas universidades públicas você tem que pagar de forma trimestral, ou seja são 4 pagamentos por ano, 3 propinas de uma vez só. Algumas universidades cobram a propina de acordo com o número de disciplinas que você faz, quanto mais disciplinas, mais você paga, a carga horária da disciplina também pode interferir no valor da propina.

Geralmente, a cada ano que passa você vai pagar menos, pois as disciplinas numerosas e com alta carga horária, acontecem apenas durante o primeiro ano, depois você só vai ter a tese, artigos e seminários, podendo no último ano vir a pagar apenas 50 euros por mês (cerca de 200 reais)

A universidade ser considerada boa no geral não quer dizer que seus programas de pós-graduação sejam também. Você pode estar a fazer uma pós de alto nível em uma universidade mediana, então a dica que eu dou é pesquisar sobre o departamento que está a oferecer o curso e sobre o corpo docente também.

O que fiz

Eu pesquisei muito sobre a universidade, principalmente informações sobre a validação do programa doutoral. No Brasil os programas de Mestrado e Doutoramento recebem conceitos da CAPES, em Portugal eles são “acreditados” por um órgão chamado A3ES (Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior) . Essa acreditação, pelo que entendi, vale por 6 anos. Pesquise se o curso que você quer fazer está com a acreditação em dia.

Eu apostilei meus diplomas antes de viajar e em 2016 o custo foi de 70 reais por documento. Eu comecei meu Doutoramento em janeiro de 2017 e já fiz todas as disciplinas do primeiro ano (as numerosas e com extensa carga horária)

Eu me matriculei somente uma semana após ter iniciado as aulas, já com a certeza que o programa de Doutoramento e os professores das primeiras disciplinas cursadas se apresentaram de forma satisfatória ao que eu estava a esperar do curso.

O que estou a fazer

Atualmente eu estou no segundo ano, com as disciplinas teóricas concluídas e estou a escrever artigos, participar de eventos e a escrever os primeiros capítulos da tese sob a supervisão da orientadora.

Um conselho: existem em várias cidades do Brasil, institutos que são conveniados com Universidades portuguesas, e que facilitam a ida de brasileiros para o país. Acredite, você não precisa desses institutos, a não ser que queira, o ideal é que a relação com a universidade seja feita, desde o começo sem o intermédio de terceiros.

Nos próximos artigos irei tratar de outros assuntos como programas de estudo intensivo, validação de diploma, entre outros.

--

--

Salete Farias

Cientista da Computação, professora, bailarina de Dança do Ventre, Founder PyLadies SLZ. Cidadã do Mundo #Debian #Python #Arduino. Insta/ twitter: @saletefarias